14 de jul. de 2016

Bilionários no Brasil: Entendendo como extrema riqueza e Poder Político Sobreposição Everywhere

Brazillionaires
Foto: Felipe Dana 
ALEX CUADROS PASSOU anos cobrindo a classe bilionário da América Latina para a Bloomberg. A jornalista norte-americano de língua Português que passou anos com sede no Brasil, ele já escreveu um livro muito divertido e profundamente perspicaz sobre o particularmente poderosa, flamboyant, assertivo, e muitas vezes enlouquecidos classe de bilionários brasileiros. Brazillionaires Intitulado: riqueza, poder, Decadence, e da esperança em um país da América, seu novo livro foi lançado ontem .
Como eu disse quando eu selecionei-o como um dos meus dois livros de leitura de verão recomendadas , Brazillionaires contém liçõesimportantes que vão muito além do Brasil. "Ele também ilustra de forma potente como bilionários em geral - em os EUA eo mundo ocidental - acumularam poder extraordinário com praticamente nenhuma responsabilidade", escrevi. E "particularmente com a crise política envolvendo o Brasil, os Jogos Olímpicos iminentes, e a luta pela alma política desse país, o livro de Cuadros é uma leitura obrigatória." Um dos bilionários existentes é, na verdade ex-bilionário Eike Batista (acima, à sua julgamento criminal de abuso de informação privilegiada), um magnata, uma vez nomeado No. 7 na lista das pessoas mais ricas do mundo 's Forbes antes de perder praticamente tudo. Em 2012, em um episódio que capturou muitos desses temas, filho, em seguida, 18-year-old de Batista, Thor, atropelou e matou um pobre trabalhador de 30 anos de idade em uma bicicleta enquanto dirigia seu personalizado preto Mercedes-Benz SLR McLaren , apenas para ser em grande parte absolvido .
I conduziu uma entrevista com Cuadros por e-mail esta semana sobre sua experiência escrevendo o livro e por que esses temas são de grande importância para as pessoas que vivem em qualquer lugar que bilionários exercer grande influência.
Glenn Greenwald: Escrever um livro é uma tarefa muito difícil, e acho que as pessoas precisam de algum motivo convincente para escrever um. O que era seu com este livro?
Alex Cuadros: O livro surgiu por tipo de acidente. Eu estava vivendo em São Paulo, quando Bloomberg decidiu criar uma equipe de jornalistas que cobrem exclusivamente bilionários do mundo, e me pediram para entrar e cobrir os bilionários da América Latina. Eu nunca tinha realmente dado bilionários muito pensamento antes, mas no momento eu estava informando sobre o mercado de ações, que tinha ficado muito repetitivo, por isso não foi difícil de dizer sim.
Mas eu me surpreendi com a forma como eu me tornei fascinado. I mudou-se para São Paulo em 2010, e eu percebi que tinha tropeçado em uma janela única para o Brasil neste momento especial, quando o país parecia que estava prestes a se tornar uma superpotência mundial a qualquer momento, e algumas pessoas estavam ficando incrivelmente rico. Eu também comecei a olhar para a riqueza dinástica antiga do Brasil e descobriu que um punhado de famílias tinham estado no centro do poder para a melhor parte de um século. Eu gostei da idéia de usar esses, personagens extremos maiores do que a vida para contar a história deste país que eu tinha totalmente apaixonado por. Mas eu também percebi que eu tinha tropeçado em uma história - a ascensão da ultra-ricos - que ia muito além do Brasil.
GG: Eu acho que há muitas razões por que as pessoas fora do Brasil vai aprender muito com a leitura deste livro. Há lições sobre como bilionários viver e exercer o poder na era moderna que você pensa ter aplicabilidade para a cultura política de os EUA ea Europa?
AC: O subtítulo refere-se ao Brasil como "um país da América", porque eu queria dar a entender que a relação entre o Brasil e seus bilionários é relevante para um leitor americano. Havia algo sobre estudar essa relação em um país que não é o meu, onde eu não tenho quase tanta bagagem, que tornou mais fácil para ver como ele funciona. Mas realmente é uma relação que existe na maioria dos países hoje. No final, eu acho que a tradição bilionário brasileiro é simplesmente uma versão extrema de uma relação natural entre riqueza e poder político.
Existem algumas diferenças. No Brasil, em parte porque o estado sempre teve uma grande presença na economia, uma grande quantidade de famílias ricas devem suas fortunas para ligações pessoais ao governo ou mesmo a corrupção pura e simples. Isso se choca com o ideal americano do self-made man, que fica rico graças apenas ao seu próprio talento e trabalho duro.
Mas, é claro, se você olhar para as pessoas mais ricas e empresas em os EUA, eles tendem a defender as suas fortunas por colocar seu dinheiro para trabalhar no sistema político, balançando as regras em seu favor por meio de lobby, doações de campanha, e outros menos contribuições transparentes. Obviamente há uma diferença entre o enxerto a título definitivo e formas legais de influência, mas o desejo eo efeito são muitas vezes semelhantes: para permitir que os muito ricos para reivindicar uma fatia maior do bolo económico sem necessariamente fazer o bolo maior.
GG: Os olhos do mundo estão agora no Brasil, porque é a véspera das Olimpíadas no Rio de Janeiro, e porque o país ainda está no meio de uma crise política extraordinária. Como bilionários encaixam nessa história?
AC: Os Jogos Olímpicos são realmente emblemático das más decisões que ajudaram a levar o Brasil ao estado em que está agora. Durante os anos de boom do Brasil, enquanto o mundo desenvolvido se revolvia em recessão, o presidente Lula e seus companheiros no Partido dos Trabalhadores pensava que tinha reinventado economia. Eles têm convencido. E eles viram esses grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tão bom para todos: cidadãos comuns que iria ficar melhor infra-estrutura, aliados políticos que iria receber a espalhar-se carne de porco, e os gigantes de construção de propriedade do bilionário que passou a ser grande campanha doadores. No final, porém, o Brasil acabou com estádios de fantasia que não precisa, mesmo quando muitos brasileiros pobres ainda não têm saneamento básico. Rio de Janeiro está hospedando os Jogos Olímpicos num momento em que ele está tendo problemas para pagar seus médicos.
Mesmo que o Partido dos Trabalhadores enquadrado-se como um movimento de esquerda, adoptou estranhamente estas ideias trickle-down do desenvolvimento econômico. maior realização de Lula foi, sem dúvida, para ajudar a levantar cerca de 30 milhões de brasileiros da pobreza extrema com o programa de bem-estar Bolsa Família. Mas ele e seu sucessor, Dilma Rousseff, canalizou mais dinheiro em subsídios para grandes empresas, muitas delas de propriedade de doadores de campanha bilionário.Um exemplo é Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil. Ele e seus parceiros controlar Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, e têm abundância de acesso ao capital estrangeiro. Mas, sob Lula e Dilma, banco de desenvolvimento estatal do Brasil emprestou bilhões para a subsidiária brasileira da Anheuser-Busch a taxas abaixo da inflação. Isso não faz sentido.
GG: O que mais te surpreendeu depois de ver esta classe bilionário poderoso de perto?
AC: Ele rapidamente se tornou claro para mim que bilionários realmente viver em um mundo separado. A qualidade mais óbvia de billionairedom é o luxo insano, e isso é parte dela: os jatos particulares, iates, as águas-furtadas em Manhattan e Londres e Ipanema. Eu vi algumas coisas realmente estranho, como uma cobertura onde as paredes de um quarto tinha sido inteiramente coberto de asas exóticas borboleta. Em São Paulo, onde o tráfego é cansativa, os muito ricos podem essencialmente se teletransportar para trabalhar através de helicóptero. Há uma consequência de tudo isto, o que é que eles não esfregar ombros muito com as pessoas comuns, além da equipe que gerir as suas famílias. Desta forma, eles compartilham muito mais em comum com bilionários em outros países do que com a média brasileira.
Mas, além do luxo óbvio, o que mais me surpreendeu foi descobrir que bilionários não são realmente interessado em dinheiro, per se. Dinheiro para eles é apenas uma medida de seu sucesso na construção de impérios. E ainda assim eu acho que a ganância é demasiado simplista uma explicação para por que eles estão conduzido, quase por instinto, para continuar a acumular. Em vez disso, eles tendem a convencer-se de que a sua auto-interesse combina perfeitamente com o interesse público, de modo que a busca do lucro pessoal torna-se uma busca do progresso amplo. Caso contrário, como poderiam viver com tal riqueza extrema? Entrevistá-los, os momentos mais interessantes para mim foram quando eu perguntei como se sentiram sobre ser tão rico em um país tão pobre como o Brasil. Suas justificativas foram geralmente muito torturado.
GG: O Brasil pode nunca ultrapassar a sua cultura de corrupção?
AC: Muitos brasileiros têm esse impulso de auto-flagelando imaginar seu país como irremediavelmente corrompido. E é verdade que a corrupção é parte da cultura aqui, voltando aos dias coloniais. Mas se você olhar para o século 19-EUA, os nossos barões ladrões feito e mantido suas fortunas na forma que seria muito familiar para um brasileiro hoje. A corrupção era endêmica; funcionários suborno era muito normal, e os legisladores muitas vezes tomou para si a chantagear empresários. Mas por causa da indignação pública e uma boa dose de populismo em nossa política, conseguimos criar controles que fizeram corrupção desenfreada muito mais difícil de se safar.
O que está acontecendo agora no Brasil com a investigação Lava-Jato, que tem implicado principais políticos de todos os principais partidos e levou a condenações por magnatas de construção, é um sinal de que a cultura de impunidade no Brasil pode estar começando a mudar. Os velhos oligarcas em Brasília desejam que poderiam atrapalhar a investigação, mas até agora eles têm sido bem-sucedida, e este é um sinal promissor. Claro, ainda é cedo para dizer o que vai acontecer, e do sistema político do Brasil precisa de uma reforma fundamental para qualquer alteração para durar. Instituições sempre pode retroceder. Em os EUA nos últimos anos, temos visto a casca Supremo Tribunal volta limites à influência política dos ricos - uma espécie de corrupção legalizada.
GG: O seu livro não está sendo publicado no Brasil. Por que não?
AC: No Brasil, é muito difícil publicar livros críticos sobre pessoas poderosas. Mesmo depois de a Suprema Corte decidiu permitir biografias não autorizadas, os editores com orçamentos exíguos têm medo de cortejar processos por sujeitos endinheirados. No meu caso, poucos estavam dispostos a fazer uma oferta para o meu livro. Uma casa publica livros mais vendidos por um dos bilionários I perfil; outra é de propriedade definitiva por uma família bilionário eu critico no comprimento. Uma casa independente que acabam comprando os direitos, mas, em última instância cancelada nosso contrato. Eles tinham um monte de preocupações editoriais com o primeiro rascunho, que foi escrito com um leitor americano em mente. Além disso, eles sentiram que eu estava "preconceito contra os empresários," como meu editor não colocá-lo. Mas eles concordaram em dar uma olhada na versão final e, possivelmente, para trabalhar em uma versão reequipadas para o leitor brasileiro.
Antes que eu pudesse transformá-lo em, no entanto, eles receberam uma mensagem: Jorge Paulo Lemann estava chateado com o meu tratamento dele. E eles decidiram cancelar nosso contrato sem esperar para ver minha revisão. O editor me garantiu que a posição de Lemann não tinha nada a ver com a sua decisão, mas ele também disse que eles estavam preocupados com uma ação judicial do homem mais rico do Brasil, o que poderia facilmente afundar um pouco editora como a deles. Eu não sei se o projecto final teria mudado sua mente, mas é preocupante - e, infelizmente, não surpreende - que um bilionário pode ter influenciado o processo de alguma forma. Isso acontece em todo o mundo.
O ex-bilionário Eike Batista, um magnata brasileiro, uma vez nomeado No. 7 na lista das pessoas mais ricas do mundo da Forbes, fala com seus advogados durante uma audiência em uma corte criminal federal no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2014. Batista foi em julgamento em um caso de abuso de informação privilegiada que poderia fazê-lo a primeira pessoa no país a ir para a prisão em tais encargos
Share:

0 comentários:

Postar um comentário