6 de jun. de 2017

"Eu prefiro falar mais sobre literatura porque vivemos em uma ditadura e não sei o que pode acontecer comigo"

ORA

 

 

"Eu prefiro falar mais sobre literatura porque vivemos em uma ditadura e não sei o que pode acontecer comigo"

Amor, dor e tristeza foram os temas que passaram a poesia e vida de Claribel Alegría, vencedor do Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana de 2017. A 93-year declarando "teimoso" para escrever poesia, a não perca a sua musa, embora reconhecendo que e escrita se transforma em um exercício de introspecção para entender quem ela era, mas também como uma rota de fuga para retratar o desencanto da revolução que ela mesma defraudado Nicarágua.







Claribel Alegría é entrevistado em sua residência em 18 de maio depois de ser anunciado como o vencedor do Prêmio Sofia Rainha por Iberoamericano de Poesia.  AFP PHOTO / INTI OCON
Claribel Alegría é entrevistado em sua residência em 18 de maio depois de ser anunciado como o vencedor do Prêmio Sofia Rainha por Iberoamericano de Poesia. AFP PHOTO / INTI OCON
Quando se fala Claribel Alegría faz no verso. Eufórico. Segurança tem tudo a ver com esse passado dia 18 de Maio, foi anunciado como o vencedor de um dos mais prestigiados prémios que um poeta pode receber: o Reina Sofía Prêmio Iberoamericano de Poesia 2017. Ou talvez não. Ter escrito vários textos referentes à sua personalidade que ele faz jus ao seu nome, o que já é um clichê. Este estado perene parece desligar-se quando fala da Nicarágua e do fracasso da Revolução Sandinista que ela, juntamente com outros intelectuais como Ernesto Cardenal e Sergio Ramírez, acompanhados de, teoricamente, acabar com os regimes ditatoriais no país. "Eu estava muito admirando da Frente Sandinista quando a revolução. Não agora. Essa tem sido uma grande decepção", diz ele.
Nos tempos modernos, Nicarágua, Claribel, em vez de falar de política, gosta de falar sobre literatura. "Olha, eu vou te dizer uma coisa:. Eu prefiro falar sobre literatura, em vez de política, porque estamos vivendo em uma ditadura e eu não sei o que pode acontecer" E, embora seja cauteloso com seus comentários não perca a despedida de brincar que "para saber o que as coisas que eu disse, para saber se eu vou para a cadeia."
Em 93 anos, mais do que uma memória ruim e surdez que ela é acusada, sua pior característica é a sua insegurança. Sua produção literária prolífica tem se posicionado como um dos líderes da poesia latino-americana nos últimos 50 anos. E, no entanto, quando ele recebeu a notícia de que ele tinha sido atribuído o Reina Sofía, sua reação foi perguntar ao seu enfermeiro para deixá-la dormir. "Eu tinha um enorme susto. Era 05:00 e eu estava dormindo quando minha enfermeira veio e disse: 'Parabéns!' Oh, não, deixe-me dormir, eu disse, meu aniversário é mais de uma semana atrás. Não, ele disse, ganhou o Prêmio Sophie. Estou muito inseguro. Eu não tinha idéia. "
O papel da literatura na sua vida, sempre foi claro para Claribel: comunicar, mas principalmente para si mesma. Assim, a musa que tem acompanhado por mais de sete décadas ajudou a descobrir e catarse de poesia, ficção e testemunho. Ele fez isso em 1966 com cinzas de Izalco , um exercício catártico mais de 30 anos depois permitiu-lhe para compartilhar com o mundo o horror do genocídio indígena de 1932, em El Salvador, "Eu pensei que o que eu vou fazer qualquer coisa que eu posso fazer? em tudo. e eu mantive todas aquelas memórias. Mas quando a Revolução cubana triunfou eu percebi que se eu pudesse fazer alguma coisa e que devemos fazê-lo ".
Em 1995, quando o marido e co - autor de muitos dos seus livros Darwin J. Flakoll morreram, Claribel acreditava que ele nunca iria escrever. O amor sempre foi um tema recorrente, e perdeu seu parceiro fez pensar que a musa não visitar mais. Dois anos mais tarde, em 73, ele fez as malas decidido a fazer uma viagem para a Ásia, que foi precisamente planejado com o marido e um casal de amigos queridos Cortázar e sua esposa Carol Dunlop. "Eu era como seis semanas, quase dois meses, e quando eu pensei que você nunca mais escrever poesia veio em meu socorro e escreveu em 1997 o livro chamado Saudade . Ele era a poesia que veio a mim e Eu tinha aberto as portas. "
Você já disse em inúmeras entrevistas e escrita para comunicar o seu tema favorito é amor. Mas nos dias quando você começou a escrever, com proezas revolucionárias em vários países da América Latina, o que é que eu estava tentando para se comunicar com seu público? 
Quando a Revolução Sandinista começou eu tinha apenas poemas de amor. Quando ele ganhou a revolução cubana, percebi que nós também poderia fazer, tanto na Nicarágua e El Salvador, e eu estava muito feliz e eu me interessei mais, não só em mim, mas em pessoas do meu povo, e eu queria para ajudá -los E eu escrevi um romance com o meu marido, que é chamado Ashes de Izalco , em seguida, falar sobre o terrível massacre que foi o tempo todo batendo, batendo a testa e dizendo "algo deve ser feito" e foi Carlos Fuentes, que me ele disse: "Claribel, você tem que escrever isso." E eu disse: "Não, eu não posso ter só a poesia escrita.". Eu estou falando sobre o ano em que ganhou a Revolução Cubana, que era 59. Então, meu marido disse. "Eu vou ajudar Por que não vamos fazer quatro mãos?" E havia cinzas Izalco em primeiro lugar e, em seguida, começou a escrever mais poemas onde a minha dor se refletiu, a minha angústia, o sofrimento do meu povo.
Diria que foi a partir de então que começou a criar um equilíbrio entre estas questões vencê -la e amor? 
Sim, mas os temas que me surpreendeu refletida na poesia, porque a poesia reflete tudo o que me faz um impacto. Pode ser uma margarita que está a nascer ou a morte de uma criança ou fome ou falta de educação. E que me impressiona e se reflete em muitos dos meus poemas, especialmente depois que ele venceu a revolução cubana.
O que você acha conseguiu a transmitir-lo através de seus textos? 
Eu escrevo para comunicar-se, em primeiro lugar, eu mesmo, ter um diálogo comigo e sabe mais quem eu sou. E, em seguida, para se comunicar com amigos que me lêem e espero que eu possa passar meu amor, minha angústia, todas essas coisas.
Como você descreveria que Claribel ele descobriu através da poesia? 
Eu não sei o que eu 'd fazer sem escrita, é a minha maneira de viver. Eu sempre cito Pessoa, o grande poeta Português que diz "Escrever poesia é a minha maneira de estar sozinho". Para mim escrever poesia é para se comunicar comigo, eu tento sabe quem eu sou e se comunicar com aqueles que me ler. É uma mulher muito curioso e muito suscetíveis, às vezes até demais. Assaltos horrorizar-me e eu gostaria para o meu povo uma vida melhor. Temos tantos talentos e não aproveitar porque não é nenhuma educação adequada para os nossos filhos, porque não é nenhum sistema de saúde que podem saltar como muitas vidas dessas crianças que morrem cedo. Minha obsessão para mim são meu povo, Nicarágua e El Salvador, e eu quero para todos os povos do mundo, mas são mais me tocou.
Ele diz que gostaria que essas duas pessoas tinham melhor educação, melhor saúde ... Na prática, melhores líderes. Mas o que aconteceu no caso da Nicarágua, onde o governo Ortega foi relegado respeito de intelectuais que o acompanhavam. 
Bem, olhe, vou dizer -lhe uma coisa: Eu prefiro falar sobre literatura, em vez de política, porque estamos vivendo em uma ditadura e eu não sei o que pode acontecer. Essa tem sido uma grande decepção. Eu estava muito admirando da Frente Sandinista quando a revolução. Agora não.
Mas dá-me a impressão de que esta inércia é o lugar onde o povo nicaragüense caiu geralmente para uma democracia de papel onde as pessoas têm sido em modo de espera. Ele sabe que ele não tem escolha e para que as pessoas estão não prestes a votar. 
Você tem toda a razão no mundo e é um presidente inconstitucional, porque não houve eleições transparentes.
É por isso que eu lhe pedi que a literatura também tem sido usada como uma forma de expressar, qual o papel que eles desempenham neste intelectuais cenário? 
Agora, eu não sei. Eu não estou escrevendo livros testemunha, porque dizer todas aquelas coisas que eu iria preferir prosa. E meu marido fez vários livros de prosa, tanto em El Salvador e Nicarágua. Agora o que eu vejo, o que eu vejo é que a juventude está desorientado aqui, que estão olhando para si mesmos. Quando cheguei aqui, havia muita esperança e muitos poemas que foram expressos na esperança de que teríamos um povo melhor escreveu. I jovens nicaraguenses que vêm visitar-me dizer-lhe, sempre que isso é bom que eles buscam em si, mas continuar a ocupar de seu povo, que estão na cidade e pensando como para ajudar. E através da literatura que trabalha para o seu povo.
Você acha que a literatura pode servir para restaurar a esperança para o povo? 
Eu não acho que o suficiente está servindo. Eu tenho muita coisa para fazer, eu só colocar meus dois centavos. Agora, eu sinto que a literatura pode fazer ajuda, especialmente penso eu, os livros de testemunho, porque ele é que as pessoas que falam sobre as suas experiências, que podem ajudar um monte. Note-se que Ashes de Izalco, ninguém tinha escrito sobre o massacre de El Salvador. Eu tinha sete anos quando isso aconteceu e ninguém tinha escrito. Em seguida, os salvadorenhos tem que colocar-nos e escrever mais livros depoimentos. Quando passou nem sequer 8 anos. Quando eu escrevi com o meu marido tinha 38, 39 anos lá fora.
Por que você decidiu para fazer ficção e não - depoimento? 
Antes do think depoimento de um romance. Eu descrevi como era a sociedade Santaneca naquele momento e, em seguida, tudo o que eu tinha me lembrado. porque as crianças têm uma memória muito boa, tudo o que eu lembrei que eu tinha ouvido falar que o abate.
Por que demorou tanto tempo para escrever? 
I desatendí. No momento em que eu estava crescendo para cima , quando eu era adolescente, os ditadores eram horríveis, foi Ubico na Guatemala, Martinez, em El Salvador, Carias em Honduras, Somoza na Nicarágua, foi uma coisa horrível. E os americanos ajudaram isso, ajudou a manter a ditadura, porque lhes convinha politicamente. Então eu pensei que sobre mim vai fazer? Não posso fazer nada em tudo. E eu guardava todas estas coisas. Mas quando a Revolução Cubana triunfou eu percebi que se eu pudesse fazer alguma coisa e que devemos fazer. Minha contribuição foi para escrever Cinzas de Izalco. Muito mais tarde, no final de 79, meu marido e eu vim para a Nicarágua para ver o triunfo da revolução, e então decidiu que faríamos livros testemunho. E nós escreveu um livro chamado Nicarágua, a revolução sandinista. E um livro depoimento é histórico, porque nós começou como William Walker, que ordenou a queimar Granada, e terminou com o triunfo da revolução.
Se eu tivesse que descrever Nicarágua, como se você faz isso 
Na Nicarágua existem muitos caras talentosos que estão muito triste e acho que eles não podem fazer nada. E eu sempre digo a eles não a perder o coração, sempre ter esperança e ser corajoso e apontar para fora as coisas ruins que acontecem. Eu gostaria de outra revolução violenta, mas uma revolução para Gandhi. Conversando com as pessoas que têm figuras maravilhosas como Mandela. Isso me fascinou. Talvez eu pequei ingênuo.
Como seria? Da academia, literatura, artes ...
Sim, estávamos todos envolvidos. Jovens e velhos, e poderíamos dizer e escrever o que está acontecendo, podemos apontar os erros e como poderia alguns erros alívio.
Você imaginou que a revolução pode acabar neste cenário tão contrário à forma como concebeu? Não, eu não estava atravessado minha mente. E eu sofri um monte quando a Frente Sandinista em 1990 perdeu a eleição, mas eu estava orgulhoso e eu realmente gostei um monte, que Ortega disse na época, porque ela era uma transição democrática e Violeta Chamorro foi presidente. Fez muito bem, ela queria hermanar seu povo naquele tempo era dividido.
Ao longo de sua vida, Claribel Alegría colheu amizade com grandes figuras da poesia latino-americana.  Carlos Fuentes e Julio Cortázar foram os principais impulsionadores da sua carreira literária.  AFP PHOTO / INTI OCON
Ao longo de sua vida, Claribel Alegría colheu amizade com grandes figuras da poesia latino-americana. Carlos Fuentes e Julio Cortázar foram os principais impulsionadores da sua carreira literária. AFP PHOTO / INTI OCON
Quando proposto para o (2006) Prêmio Neustadt, você disse que tinha proposto que, se ele não iria ganhar. Será que a mesma coisa aconteceu quando eles disseram que estavam indo para aplicar para este prêmio? 
Corri a Penn Clube da Nicarágua e do centro de escritores. Eu tinha um enorme susto. Ele foi 05:00 e eu estava dormindo quando minha enfermeira veio e disse "parabéns". Oh, não, deixe-me dormir, e meu aniversário é mais de uma semana atrás. Não, ele disse, ele ganhou o Prêmio Sophie. Não, eu poderia não acreditar que , então agora eu estou assimilando. E eu vai tentar a escrever o melhor que posso os dias restantes.
Por que você não esperava? Ele tem uma prolífica carreira porque não é razoável para pensar que você pode ganhar. 
Hahaha. Mas eu sim. Estou muito inseguro. Eu não tinha idéia. E eu estou muito feliz, por que mentir. E eu vou, se minha saúde me permitir, em novembro, para receber o prêmio nas mãos da rainha.
Você disse, sobre o anúncio do prêmio, coroando sua carreira com ele. Já foi 93 anos alguns momentos em que você sentiu a musa abandonou ela, especialmente depois que seu marido morreu. Mas como você vê de frente para os anos restantes de sua vida literária? 
Olha, eu não sei. Agora eu não vou fechar a porta para a musa, eu escrevo um monte menos, mas eu ainda escrever. Há seis dias terminou um poema. Sou teimoso.
Eu sabia que depois que seu marido morreu estava muito triste e tinha um pequeno declínio. Quanto tempo você deixar que o confinamento que seria não permite-lhe entrar a musa? 
Foi um golpe muito duro, eu nunca pensei que eu iria escrever. E então eu decidi que eu mesmo ir para a Ásia uma região onde ninguém me conhecia e eu não conhecia ninguém, porque eu precisava para refletir e visitou muitos templos budistas que me fizeram muito bom, e pensei. Eu era como seis semanas, quase dois meses, e quando eu pensei que nunca mais iria reescrever, mas a poesia veio em meu socorro e escreveu em 1997 o livro chamado Saudade uma palavra Português que se adaptaram a Espanhol e é maravilhoso. Porque é nossa nostalgia. E então ele foi a poesia que veio para mim e eu abri as portas. Passei quase um ano sem escrever.
Quais são os países visitados? 
Fui pela primeira vez para Cingapura, mas muito poucos dias. Então eu levei o Orient Express, que Julio Cortázar, sua última mulher chamada Carol, meu marido e eu sonhei de ir no East Expresso Agatha Christie falou. E tudo de eles estavam mortos e eu decidi para ir sozinho e em nome deles para fazer isso. Eu fui para Bangkok, eu estava lá uma semana. Visitei palácios, templos, pensei um monte, refleti um monte. Então eu tomei um barco para Java e, em seguida, tomou um ônibus que me levou para Burundur, um templo maravilhoso. Eu acredito em um mundo budista.
Você já pensou sobre a morte? Sim e eu não tenho medo em todos. Ou estaremos poeira e talvez eu fertilizar plantas ou talvez vai ser uma boa viagem. Quem sabe, eu não fechar para as possibilidades. E eu não tenho medo em todos. Às vezes estamos em um manto de energia e de repente aquele manto uma pequena pausa.
https://elfaro.net/es/201706/el_agora/20446/%E2%80%9CPreferir%C3%ADa-hablar-m%C3%A1s-de-literatura-porque-vivimos-una-dictadura-y-no-s%C3%A9-qu%C3%A9-me-puede-pasar%E2%80%9D.htm
tradução literal via google
Share:

0 comentários:

Postar um comentário